Conhecida hoje pelas praias, sol e diversão, saiba neste artigo tudo sobre a história de Búzios e o surgimento da cidade!

Município da região dos lagos, Búzios ou Armação dos Búzios, fica a 2 horas e meia da capital do estado do Rio. Com oito quilômetros de extensão, seu território conta com 23 praias para os mais diversos gostos.

As diferentes correntes marítimas influenciam diretamente na temperatura e força das ondas. Sendo dividida de um lado com correntes vindas do Equador, que é notavelmente mais quente e mais salgada e do outro lado, as correntes do Polo Sul com águas mais geladas. 

A história do balneário com 30.439 habitantes, acompanha a história do Brasil em paralelo, mas sempre com conflitos e interesses próprios. Veja em ordem cronológica a seguir!

História de Búzios

Na segunda metade do século 16, logo após o descobrimento do Brasil, a região da Baía de Guanabara foi ocupada por cerca de 20 anos por uma legião de franceses. Eles tinham a intenção de ocupar e criar raízes, transformando a região em uma colônia, que tinha o propósito de se chamar França Antártica.

Conflitos de colonizadores

A região de Búzios e Cabo Frio tem registros de ocupação pelos índios Tupinambás, que conviviam em harmonia com os colonizadores franceses. Em 1575, o exército português derrotou os franceses pela propriedade da terra e massacrou 10.000 índios Tupinambás.
Logo após a retomada de Búzios pelos colonizadores portugueses, foi proibida a pesca, para que a região não pudesse se manter de forma independente, inclusive este foi o motivo de João Fernandes ter sido condenado a morrer no tronco em 1679.

Independência do Brasil

Após o Brasil conquistar a independência de Portugal e deixar de ser uma colônia, Búzios acompanhou o desenvolvimento. Aos poucos as casas que eram apenas de pescadores ou de seletos membros da alta sociedade do eixo Rio – São Paulo, foram abrindo espaço para turistas internacionais, milionários e socialites. 

A proximidade de Cabo Frio fez de Búzios uma rota de passeio, já que a cidade ainda não oferecia infraestrutura como Cabo Frio, que tinha decks, casas luxuosas e comércio.

Nomenclaturas

Por muitos anos e até a metade do século 19, as baleias eram animais comuns na orla carioca, o que influenciava diretamente na economia local. O óleo da baleia quando misturado com cal se torna uma argamassa forte, que era comumente para a construção. 

Você deve estar se perguntando qual a relação do óleo de baleia com Búzios, entenda!

O nome Armação dos Búzios é por conta de uma armação de madeira que ficava posicionada em uma praia para instalar a indústria da pesca e extração do óleo e carne de baleia.

Já a Praia dos Ossos, era o local que toda a carcaça das baleias era deixada ou enterrados os restos mortais das baleias. 

É dito que a Praia das Caravelas é conhecida com este nome porque foi naquele local que Américo Vespúcio chegou ao porto em 1503.

Brigitte Bardot

O desenvolvimento, ocupação imobiliária e modernização tiveram início no começo dos anos 60, quando foi visitada pela atriz Brigitte Bardot. A francesa visitou em 1964 a cidade de Búzios e deu a fama internacional, fazendo ser conhecida como “a Saint-Tropez brasileira”. 

Que a fama internacional da Armação dos Búzios é grande parte fruto das visitas de Brigitte Bardot, não há quem discorde. Em frente a baía, na região central, existe uma escultura da atriz feita em bronze, que pesa aproximadamente 160 kg e se tornou um dos pontos turísticos mais famosos. 

Modernização recente

Apesar da fama e exploração turística crescente, Búzios contava com dificuldades básicas. Até 1970 os moradores precisavam buscar água no poço das bombas, já que não existia nenhum sistema de encanamento e o saneamento era rústico e precário. 

Quando a crise social e econômica na Argentina estourou, muitos nativos foram se refugiar em Búzios já que a cidade estava “em alta” nas notícias do país vizinho. Desde então, muitos ficaram e aqui se estabeleceram, criando raízes. 

Emancipação de Cabo Frio

Com o crescimento expressivo e renda independente, Armação dos Búzios foi emancipada de Cabo Frio em 1995, tornando-se um município autônomo. E atualmente recebe mais de 1 milhão e meio de turistas todos os anos.

Gostou de saber mais sobre a história da Armação dos Búzios de forma cronológica? Venha conhecer e se encantar pelo balneário mais charmoso carioca!

Posts Relacionados
O que fazer a noite em Búzios? Descubra!

As praias da região já são reconhecidas como ótimo passeio durante o dia, mas e a noite? Descubra neste artigo Leia Mais

Como escolher o destino de férias no final do ano?

Após meses de trabalho, obrigações e cansaços da vida, tirar folga é essencial. Aprenda aqui a escolher o destino de Leia Mais

Búzios: como fazer a mala para um final de semana

Fugir da rotina durante alguns dias pode ser tudo que precisa para relaxar. Veja nesse post como fazer a mala Leia Mais

Mergulho em Búzios: Tudo que você precisa saber

O mergulho em Búzios é a atividade ideal para quem está viajando para a região e quer experimentar uma nova Leia Mais