Anualmente, a cidade de Armação dos Búzios recebe o XC Run Búzios, uma corrida de rua que atrai atletas de todas as idades. Com um trajeto de 42 km, essa verdadeira maratona se destaca pelo seu percurso único, que encanta pelas belas paisagens da cidade litorânea, ao mesmo tempo em que desafia até mesmo os corredores mais experientes.

Quem está acostumado a corridas de rua sabe que são provas que exigem bastante preparo e resistência, afinal correr na rua significa enfrentar os mais diversos tipos de terrenos. E é exatamente isso que os corredores encontrarão no XC Run Búzios! Prepare-se para enfrentar trechos em asfalto, rua de pedras, areia fofa e trilhas por áreas costeiras.

Nesse artigo, você vai saber tudo sobre esse tradicional evento, e com certeza vai ficar com vontade de garantir a sua inscrição agora!

 

XC Run Búzios: Por Que Participar?

A corrida é uma das atividades físicas mais democráticas que existe, pois você precisa basicamente de um tênis de corrida , roupas leves e muita força de vontade! Qualquer um pode começar a praticar corrida agora mesmo, não importa a idade.

(Agora, é claro: é preciso consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física, então não deixe essa parte de lado) 

Correr traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente, como a melhora da atividade cardíaca, do condicionamento físico, além de ser um ótimo remédio contra estresse e depressão, e é por esse motivo que você precisa incluir o desafio do XC Run Búzios em sua vida!

Para quem quer começar agora mesmo a rotina de treinos para garantir o lugar no XC Run Búzios, o ideal é começar aos poucos, de preferência todos os dias. Primeiro, 20 minutos, depois vai subindo para 30, depois, 40, e assim por diante. Quando você se der conta, já estará correndo mais de uma hora!

A hidratação também não pode ser descuidada! Água aqui é fundamental, por isso beba bastante água! Fique atento também à alimentação, que precisa ser rica em carboidratos com baixo índice glicêmico, que dão uma maior sensação de saciedade.

 

XC Run Búzios: Por Que Tão Especial?

Corridas de rua possuem um charme a mais por causa das paisagens que compõem todo o percurso. A tradicional Corrida de São Silvestre, por exemplo, passa por ruas clássicas de São Paulo, assim como maratona de Nova York, um sonho para os amantes de corridas! 

No caso de Búzios, o que os atletas terão é um cenário sem igual, pois a cidade é uma das mais belas da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Imagine a cena: corrida ao ar livre tendo ao fundo praias paradisíacas! É um evento único, sem dúvida.

O XC Run Búzios começa na Rua das Pedras, um dos pontos mais conhecidos da cidade. Em seguida, os atletas seguem pela Orla Bardot, que também possui um visual único. Nesse trecho, prepare-se para enfrentar um terreno de paralelepípedo, ou seja, tenha muita atenção.

O roteiro segue pela Praia dos Ossos, João Fernandes, Praia da Ferradura, Rua dos Cabritos, Geribá, Praia de Tucuns, Mirante Asa Delta, Fazendinha, Praia Rasa, Praia da Tartaruga até retornar novamente à Rua das Pedras, marcando o final do XC Run Búzios

Ao todo, a prova tem uma duração de cerca de 8 horas, mas, de acordo com o regulamento, também pode ser disputada em dupla ou em quarteto. Nesse caso, quem ainda não se aventura nos 42 km pode se inscrever com um amigo para cumprir o trajeto.

Sobre o que é necessário levar: há pontos de hidratação a cada 5 km, mas os corredores é que são responsáveis pelos seus próprios copos e garrafas de água, assim como a alimentação. Portanto, prepare tudo o que vai precisar para o dia da prova com antecedência!

Quanto ao limite de idade, o XC Run Búzios possui categorias que atende tanto crianças quanto pessoas na terceira idade, ou seja, não há motivos para você ficar de fora!

 

Quer começar agora mesmo a sua preparação para o XC Run Búzios?

Um evento desses não pode ficar de fora do seu planejamento, e se você ficou com vontade de começar a se preparar para a corrida, garanta a sua hospedagem na Pousada João Fernandes! Depois de uma maratona como essa, a pedida é um lugar aconchegante para você recuperar as energias, não é mesmo?

Clique aqui e faça a sua reserva.

Posts Relacionados
Verão em Búzios: Como Aproveitar a Estação Mais Amada Pelos Turistas

“Vem chegando o Verão, o calor no coração...”. A famosa canção de Marina Lima vem automaticamente à nossa memória quando Leia Mais

Réveillon em Búzios: Dicas Para Viver a Melhor Virada de Ano na Cidade

Se tem um destino clássico para se passar o Réveillon, esse é Búzios. O famoso balneário atrai turistas de todos Leia Mais

O Que Fazer na Rua das Pedras em Búzios?

Quem conhece Armação dos Búzios sabe que há alguns pontos que são praticamente obrigatórios para se visitar, como é o Leia Mais

Viagem em Casal ou em Família? Escolha a Melhor Opção Para Ir a Búzios!

Búzios é uma das cidades mais encantadoras do mundo, e afirmar isso não é exagero! O lugar já figurou em Leia Mais